ImageSurgimento Cultura Digital

Foram vários os momentos que, ao longo da história, determinaram uma série de infra-estruturas da comunicação e do ciberespaço que marcaram diferentes etapas até à contemporaneidade.
Foi ainda no século XIX que se produziram novas máquinas e que se iniciaram formas de ‘escrita à distância’, possíveis pelo desenvolvimento das linhas de telégrafo e, mais tarde, pela invenção do telefone que providenciou a comunicação de voz ‘ao vivo’. Por outro lado o filme foi o primeiro meio audiovisual que envolveu conceitos de ‘armazenamento e distribuição’ e as primeiras emissões televisivas eram já sinal de um meio ativo que requeria participação uma vez que o espectador tinha o poder de decidir o que ver.

O conceito de cultura digital não está consolidado. Aproxima-se de outros como sociedade da informação, cibercultura, revolução digital, era digital. Cada um deles, utilizado por determinados autores, pensadores e ativistas, demarca esta época, quando as relações humanas são fortemente mediadas por tecnologias e comunicações digitais

Referencias

1. http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_digital

2. http://culturadigital.br/conceito-de-cultura-digital/

Anúncios