Image

Olá amigos, vamos conhecer um pouco da história e do desenvolvimento dos computadores em geral desde seu surgimento. Sem dúvidas alguma, sabemos que os computadores estão ligados a humanidade em quase toda parte do dia, seja em casa ou no trabalho.  Por esse motivo vamos descobrir seu surgimento e sua evolução.

Tudo começa com 2 protagonistas, John W. Mauchly e J. Prester Eckert Jr., juntos como cientistas da Universidade da Pensylvânia e em parceria com o Governo dos EUA, construíram o primeiro computador eletrônico, conhecido como ENIAC (Eletron ic Numerical Integrator and Calculator).

As idéias de von Neumann – que são utilizadas até hoje – fizeram com que os computadores pudessem ser programados através de programas, rotinas de manipulação de dados que se utilizam de instruções próprias do computador.

Vamos falar por partes;

Ábaco, a primeira calculadora da História

ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,…) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,…) que podem fazer-se deslizar livremente. Teve origem provavelmente na Mesopotâmia, há mais de 5.500 anos. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se contar nos dedos. Emprega um processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair.

Régua de Cálculo

é um aparato de cálculo que se baseia na sobreposição de escalas logarítmicas. Os cálculos são realizados através de uma técnica mecânica analógica que permite a elaboração dos cálculos por meio de guias deslizantes graduadas, ou seja, réguas logarítmicas que deslizam umas sobre as outras, e os valores mostrados em suas escalas são relacionados através da ligação por um cursor dotado de linhas estrategicamente dispostas, que têm a função de correlacionar as diversas escalas da régua de cálculo.

Máquina de Pascal

Seu funcionamento era baseado no uso de rodas interligadas, que giravam na realização dos cálculos. A ideia inicial de Pascal era desenvolver uma máquina que realizasse as quatro operações matemáticas básicas, o que não aconteceu na prática, pois ela era capaz apenas de somar e subtrair. Por esse motivo, ela não foi muito bem acolhida na época.

 

Computação moderna

Se define pelo uso d computadores digitais, que não utilizam componentes analógicos com base de seu funcionamento.

Primeira geração (1946 — 1959)

estes tinham como sua principal característica o uso das válvulas eletrônicas, possuindo grandes dimensões. Utilizavam grandes quantidades de fios, chegando a temperaturas bastante altas o que normalmente ocasionava problemas de funcionamento.

ENIAC

foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala. Muitos falam que o primeiro foi o Mark I, mas este era apenas eletromecânico. Foi criado em fevereiro de1946 pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company.

Segunda geração (1959 — 1964)

Na segunda geração, houve a substituição das  válvulas eletrônicas por transístores, o que diminiu em muito tamanho do hardware. A tecnologia de circuitos impressos também foi criada, assim evitando que os fios e cabos elétricos ficassem espalhados por todo lugar. É possível dividir os computadores desta geração em duas grandes categorias: supercomputadores e mini-computadores. 

IBM 7030 

também conhecido por Strech, foi o primeiro supercomputador lançado na segunda geração, desenvolvido pela IBM. Seu tamanho era bem reduzido comparado com máquinas como o ENIAC, podendo ocupar somente uma sala comum. Ele era utilzado por grandes companhias, custando em torno de 13 milhões de dólares na época.

PDP-8 

Foi um dos mini-computadores mais conhecidos da segunda geração. Basicamente, foi uma versão mais basica do supercomputador, sendo mais atrativo do ponto de vista financeiro (centenas de milhões de dólares).  Eram menores do que os supercomputadores, mas mesmo assim ainda ocupavam um bom espaço no cômodo.

Terceira geração (1964 — 1970)

Os computadores desta geração foram conhecidos pelo uso de circuitos integrados, ou seja, permitiram que uma mesma placa armazenasse vários circuitos que se comunicavam com hardwares distintos ao mesmo tempo. Desta maneira, as máquinas se tornaram mais velozes, com um número maior de funcionalidades. O preço também diminuiu consideravelmente. 

Quarta geração (1970 até hoje)

A quarta geração é conhecida pelo advento dos microprocessadores e computadores pessoais, com a redução drástica do tamanho e preço das máquinas. As CPUs atingiram o incrível patamar de bilhões de operações por segundo, permitindo que muitas tarefas fossem implementadas agora. Os circuitos acabaram se tornado ainda mais integrados e menores, o que permitiu o desenvolvimento dos microprocessadores. Quanto mais o tempo foi passando, mais fácil foi comprar um computador pessoal. Nesta era, os softwares e sistemas se tornaram tão importantes quanto o hardware. 

 
 

Referências

1.http://www.tecmundo.com.br/tecnologia-da-informacao/1697-a-historia-dos-computadores-e-da-computacao.htm

2.http://informaticanamelhoridade.blogspot.com.br/2012/07/primeira-geracao-dos-computadores-1946.html

3. http://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%A9gua_de_c%C3%A1lculo

4. http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81baco

5.http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_computa%C3%A7%C3%A3o

6.http://cadinformatica.br.tripod.com/

 7.http://pt.wikipedia.org/wiki/ENIAC

8.http://hestoriadopc.wordpress.com/2011/07/04/computacao-moderna-segunda-geracao-1959-1964/

9.https://www.google.com.br/search?q=Terceira+gera%C3%A7%C3%A3o+(1964+%E2%80%94+1970)&oq=Terceira+gera%C3%A7%C3%A3o+(1964+%E2%80%94+1970)&aqs=chrome..69i57&sourceid=chrome&espv=210&es_sm=122&ie=UTF-8

Anúncios