Imagem

Vamos relatar agora a questão do determinismo com base no autor Roque de Barros Laraia, que no conceito antropológico ele afirma que A espécie humana se diferencia anatômica e fisiologicamente através do dimorfismo sexual, mas é falso que as diferenças de comportamento existentes entre pessoas de sexos diferentes sejam determinadas biologicamente” .Sendo assim homens e mulheres são capazes de exercer as mesma funções, o que vai definir o que devem ser tarefas exercidas pelo sexo masculino e o que devem ser tarefas exercidas pelo sexo feminino vai ser a cultura da sociedade na qual vivem.Meninos e meninas agem de formas diferentes por causa da educação que recebem e da cultura que os influencia, não por causa de sua genética hormonal. Tendo como base este conceito vamos agora diferenciar determinismo biológico e Geográfico.

DETERMINISMO BIOLÓGICO

 atribui as capacidades físicas e psicológicas do ser humano à sua etnia, nacionalidade ou o grupo ao qual pertence. Julga-se que um português é burro apenas por ter nascido em Portugal, que um japonês é inteligente e bom em matemática apenas por ter Nascido no Japão e ser de origem oriental, que um Brasileiro é preguiçoso simplesmente por ser Brasileiro.

DETERMINISMO GEOGRÁFICO

O determinismo geográfico considera que as diferenças entre as tribos não podem ser explicadas pela limitação do seu meio ambiente. Eles consideram o clima como fator importante no determinismo geográfico.

Referências

1. http://destinocomum.wordpress.com/2012/08/29/determinismo-biologico-e-determinismo-geografico/

2. http://pt.wikipedia.org/wiki/Determinismo_geogr%C3%A1fico

3. http://antropo-rp.blogspot.com.br/2012/09/o-determinismo-geografico.html

Anúncios